03 março 2017

O MENINO FEITO DE BLOCOS - keith Stuart


O MENINO FEITO DE BLOCOS

keith Stuart


SINOPSE

 Uma história sobre um pai e seu filho autista, e sobre um jogo que mudou suas vidas. Alex ama sua família, mas tem dificuldade em se conectar com Sam, o filho autista de oito anos. A tensão crescente da rotina leva seu casamento ao ponto de ruptura. Jody não aguenta mais o marido ausente e que pouco participa da vida do filho. Então Alex vai morar com o melhor amigo, e passa a dormir no colchão inflável mais desconfortável do mundo. Enquanto Alex enfrenta a vida de homem separado, cumpre a função de pai em meio-expediente e é confrontado com segredos de família há muito enterrados, seu filho começa a jogar Minecraft. E o que acontece depois disso é algo que nem Alex, nem Jody, nem Sam poderiam imaginar. Inspirado no relacionamento do autor com seu filho autista, O menino feito de blocos é um livro emocionante, engraçado e verdadeiro sobre o poder da diferença e sobre um menino para lá de especial.





RESENHA 



O Livro O Menino feito de Blocos narra a história da família de Alex que para fugir dos ataques de fúria de seu filho autista e dá rotina cansativa se afunda em um trabalho burocrático e que não gosta nenhum pouco, porém consegue executar muito bem sua profissão, mas que acabou por se acomodar nela.

Alex é casado com Judy e juntos tem um filho chamado Sam que tem oito anos e é autista, o que dificulta muito a convivência entre pai e filho já que Alex não entende as necessidades e mudanças de humor dá criança.

 A história começa com Alex deixando sua casa e indo morar com seu amigo Dan. O fato aconteceu porque Alex não consegue se comunicar com o filho, não tem diálogo entre eles, não há simpatia por nenhum assunto entre eles. Porém, algo muda quando Sam ganha de presente um video game com um jogo chamado Minecraft, jogo esse que permite ao competidor montar qualquer paisagem do mundo usando apenas blocos.

Alex não dava tanta importância ao fato do filho gostar tanto assim do jogo, pois quando estava no vídeo game o resto do mundo não importava. Após refletir sobre o assunto viu que o que usaria para se aproximar do garoto era o jogo, então começou a aprender sobre Minecraft e assim os dois puderam se entrosar cada vez mais, e Alex principalmente pôde entender mais do que se trata o espectro autista mesmo que seja em um grau ainda não tão elevado.

O livro é sem dúvida uma lição de vida, de como podemos lhe dar com as diferenças das pessoas que mais amamos, pois quando se trata do nosso próprio sangue as dificuldades são aumentadas e o medo de fazer errado é constante, as dúvidas surgem e o só o amor e a compreensão é que fazem a diferença na vida das pessoas que estão envolvidas.

 É um livro que mostra que através de pequenas coisas e gestos vidas podem ser mudadas, e foi por meio de um vídeo game (um meio de entretenimento tão criticado por muitos) que a convivência pacífica entre pai e filho antes abalada e cheia de receios tornou-se  possível.

3 comentários:

  1. Várias vezes peguei esse livro pra comprar mas sempre desistir.
    Mas vou repensar.

    Adorei sua resenha.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Na época que o livro estava sendo produzido, lembro de ter visto stories no Instagram da editora. Eu já estava com vontade de ler ele, depois dessa resenha, quero muito mais! Adorei!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir