17 março 2017

O LIMPADOR DE QUINTAIS - AFONSO CELSO BRANDÃO DE SÁ

O LIMPADOR DE QUINTAIS 

Afonso Celso Brandão de Sá

SINOPSE


Esta é a história de um menino que, por força da miséria e da pobreza, da injustiça e da violência, do descaso e da omissão da sociedade, esteve à beira da perdição.
É a história de uma vida sofrida, quase perdida nos descaminhos, dúvidas e desencontros de uma infância vivida sem amparo.
É a história do encontro das drogas, da criminalidade e da banalização do sofrimento, mas é também a história de uma oportunidade mostrada por um desconhecido que resolve mostrar o caminho da paz e da luz a uma criança quase sem futuro.
Esta é uma história de amor, de luta, de paz, de desespero e, também, de perseverança. Afonso Brandão de Sá - Editora - Chiado - Páginas - 152.

RESENHA


Conta a história da família Santos, composta pelo Sr. Antônio (um pai de família muito responsável que nunca deixou faltar nada pra sua prole, e mesmo com todas as dificuldades da vida ainda era amoroso com todos, do seu próprio modo mas era), Dona Lucília (dona de casa muito ligada e preocupada com o bem estar da família) e por seus seis filhos: Toninho, Pedro, Augusto, Tereza, Dudu e Nazaré.



Essa família era muito temente a Deus, ia a missa todos os domingos e recebia atenção especial do Padre Dico, pároco da comunidade onde moravam. Porém, os mesmos não possuíam instruções necessárias para acompanharem as mudanças do cenário econômico de sua cidade, país e mundo, dessa forma seu Antônio que era um exímio pedreiro foi demitido juntamente com seus filhos Toninho e Augusto da obra onde trabalhavam, foi aí que os problemas da família Santos começaram.





 O desemprego dos homens trouxe para dentro de casa o costume de poupar tudo, mas muitas vezes não era suficiente e passavam por necessidades básicas como a falta de alimento. Essa situação deixava o patriarca decepcionado consigo mesmo e então depois de uma conversa com o Padre, seu Antônio foi em busca de qualquer coisa que pudesse trabalhar e acabou encontrado, porém esse seu novo "emprego" foi sua ruína e de sua família que acabaram por perdê-lo.






As decepções dessa família só aumentavam e mais tarde outras perdas marcaram ainda mais seu declínio. O penúltimo dos filhos de Antônio e Lucília, o Dudu, foi o único que quis estudar para melhorar de vida, mas devido as dificuldades que passou com seus irmãos mais velhos Augusto e Pedro (que por beber demais acabava por maltratá-lo) o que levou Dudu a fugir de casa e morar nas ruas e lá encontrou Tiago que foi seu companheiro durante o tempo de perdição de sua vida. Nesse período Dudu e seu amigo foram presos, passaram por casas e institutos de reabilitação até que planejaram fugir, e foi nessa fulga que Dudu mudou sua vida completamente.




Dudu chegou a uma cidade em Belém do Pará e lá começou a ser ajudante do dono de um bar que passou a ser visto como um pai para o garoto. Enquanto Dudu não trabalhava pra ele, estava na cidade dos operários limpando quintas e fazendo qualquer outro trabalho que lhe coubesse. Foi lá que conheceu Oslec (um senhor que abriu os olhos de Dudu para a vida e o fez enxergar sua verdadeira vocação, a de ser pastor de almas).




O então rapaz voltou a estudar com a ajuda do Padre Lourenço, (então padre dessa cidade de operários) que ajudou Dudu a voltar a estudar e se inserir no seminário para tornar-se padre que era seu grande desejo.



Mas, como dizia o próprio Padre Lourenço "para ser um pastor de almas você deve aprender a perdoar e amar quem lhe maltrata". Será que Dudu vai conseguir esquecer o que houve em seu passado para conseguir seguir seu caminho em paz ?



12 comentários:

  1. Gostei da sua resenha estou louco para ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada .. tenho certeza que vai amar o livro .. abraços

      Excluir
  2. Ai que fotos lindas eque resenha envolvente!
    Eu quero muito ler esse livro, gostei do enredo, aproxima muito o leitor e tem pontos reflexivos.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Line .. o livro é incrivel mesmo .. tenho certeza que vai se apaixonar por cada um dos personagens ... Beijinhos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito Obrigada .. fico feliz que tenha gostado .. abraços

      Excluir
  4. Eu ja li e gostei bastante!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, gostei bastante de saber mais sobre o livro .

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha!
    Esse livro é ótimo!


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Esse livro é maravilhoso! Merece bem mais importância do que está recebendo! Adorei a resenha! Parabéns!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho lido ótimas resenhas dele, já está na minha lista de leituras.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! gosto muito de livros com esse enredo, que fala a verdade, que nos envolve, nos faz refletir, sempre acho que cada vez que leio um livro assim, algo muda dentro de mim, nós nos acostumamos a fechar os olhos para esses assuntos abordados, ai vem um livro assim para nos ajudar a ver que o mundo precisa de mudanças, á começar por nós mesmos.
    Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas com certeza entro em minha lista de leituras.
    Valeu pela dica.

    Bjos da Pry

    ResponderExcluir